Com a popularização do processo de coaching, surgiram várias vertentes, abordagens diferentes com enfoques específicos para cada situação. As classificações podem seguir uma diversidade difícil de acompanhar. A Academia de coaching entende que o processo de coaching pode ser feito de modo: (1) formal (com sessões marcadas, encontros formais, etc) e (2) informal (aplicação das técnicas no cotidiano). O Instituto Brasileiro de Coaching estabelece que o coaching pode ser compreendido em função do foco que estabelece, sendo: (1) Life coaching e (2) Executive and Business coaching.
Segundo Oliveira (2014), o processo de coaching é definido em função do foco que o cliente busca. O coaching pessoal (life coaching) é indicado para pessoas que buscam mudanças de hábitos ou de comportamentos indesejados, modificação de padrões repetitivos e de estados emocionais limitantes; desenvolvimento de habilidades e competências específicas, etc. O mais importante nesse caso é que o cliente possa alinhar essas transformações aos valores, à missão e aos propósitos de sua vida.
Ainda segundo esse mesmo autor, o processo de coaching executivo é direcionado para o alcance de metas em um contexto empresarial. Nesse caso, é importante que o cliente estabeleça conexão entre sua missão e valores pessoais com aqueles da organização em que esteja trabalhando. Desse modo, não se cria dissonância e há um aumento de satisfação com os resultados atingidos.
A partir dessa divisão dual pessoal x executivo, pode-se identificar uma variedade imensa de possíveis atuação do coaching dentro do mercado: Coach de Negócios, Coach de Transição, Coach de Carreira, Coach Pessoal, Coach de Noiva, Coach de Aposentadoria, Coach de Relacionamentos, Coach de Planejamento de Vida, Coach de Projetos, Coach de Empreendimento, Coach de Equipe, Coach Financeiro, Coach de Férias, Coach Espiritual, Coach de Divórcio, Coach Executivo, entre outros.
OLIVEIRA, ANTÔNIO. O processo de coaching executivo e empresarial. Em MARQUES, JOSÉ ROBERTO (Org.) Coaching: desenvolvendo pessoas e acelerando resultados. Goiânia: Edita IBC, 2014.